Vestibulandoweb

A opção Certa!

s

Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon


Psicologia

O psicólogo utiliza seus conhecimentos teóricos e práticos com o objetivo de identificar e intervir nas ações das pessoas, em sua história familiar e social, considerando as condições políticas, históricas e culturais envolvidas nesse processo. Para trabalhar nessa área é fundamental ter interesse na expressão dos fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. A atuação desse profissional vai muito além do trabalho clínico, está centrada no ser humano e em suas mais diversas manifestações, e por isso, sua atividade está presente em vários ramos da sociedade. A atividade clínica de diagnóstico, prevenção e intervenção constitui atualmente a área da psicologia mais conhecida. No entanto, o psicólogo está cada vez mais presente em outros contextos, como nas instituições de ensino, nas empresas e organizações públicas e privadas e nos hospitais. Além dessas áreas, há várias outras em grande ascensão, como, por exemplo: psicologia do trânsito, psicologia do esporte, neuropsicologia, psicomotricidade, entre outras. A psicologia prevê o cuidado com o outro, sendo que isso está além do campo das questões meramente emocionais.

Mercado de Trabalho

Mesmo com o surgimento de novas áreas de atuação, como o atendimento a vítimas de seqüestros e outros tipos de "patologias urbanas", a área clínica continua sendo um desafio para o psicólogo, por causa da concorrência, principalmente nos grandes centros De acordo com pesquisa Ibope realizada em 2004 sobre o perfil do psicólogo brasileiro, 55% dos profissionais relataram atuar na área clínica. Entretanto, outros campos também foram bastante citados, como o educacional, organizacional e da saúde. Agências de publicidade e empresas em geral contratam psicólogos para montar, acompanhar e tabular pesquisas com os consumidores. O setor de saúde, pública e privada, oferece boas oportunidades. Na área social, o juizado de menores e os centros estaduais e municipais de atendimento ao menor infrator, bem como os recém-criados Centros de Referência da Assistência Social (Cras), do governo federal, são opções, mas em geral as vagas são preenchidas por meio de concurso público. Cada vez mais as auto-escolas procuram profissionais para orientar pessoas que têm medo de dirigir.

Salário médio inicial: R$ 1.200

O Curso

Desde 2006 foram extintas as titulações de bacharel e de licenciado. Apenas os estudantes que já estão na universidade poderão optar por elas. A partir de então, os cursos passam a ser oferecidos com a titulação única de formação de psicólogo, com duração de cinco anos. O curso aborda as diversas correntes da psicologia. Há disciplinas obrigatórias, como neurologia e antropologia, e optativas, como psicologia do excepcional e problemas de aprendizagem. As novas diretrizes também passam a valorizar mais as disciplinas de pesquisa e o estágio (obrigatório) em várias áreas. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia

O que você pode fazer?

Psicologia clínica
Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.

Comportamento do consumidor
Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação profissional
Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.

Psicologia esportiva
Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e otimizar a performance. Promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional
Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia da saúde
Ao lado de médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

Psicologia jurídica
Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho
Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia social
Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trânsito
Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.

Psicomotricidade
Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica, etc.

Neuropsicologia
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br