Redação ufsm 2010

Critérios de correção


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

UFSM divulga critérios de correção da redação do vestibular 2010

14/01/2010

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14/01), no Salão Imembuí - reitoria da UFSM, o professor Orlando Fonseca contou algumas novidades relacionadas à correção das redações do Vestibular 2010. A principal mudança é a utilização de um software de computador, que irá somar automaticamente os conceitos dados pelos avaliadores.

Em anos anteriores, a banca avaliadora precisava dar nota, somar valores, escrevê-los em uma planilha de papel e, a partir daí, começava uma estrada longa de digitalização e processamento de dados. Com a novidade, o trabalho do avaliador é facilitado e todo o processo de correção se torna mais ágil. Além disso, o avaliador deixa de dar notas para dar conceitos (ótimo, muito bom, bom e zero), que serão automaticamente convertidos pelo software em pontos. A pontuação continua a mesma (veja a tabela abaixo).

"Há um maior volume de redações para serem avaliadas, devido ao aumento no número de vagas oferecidas, mas com o software, o tempo gasto na correção de cada texto será menor", avalia Orlando Fonseca.

PROVA DE REDAÇÃO

- O vestibulando será orientado a produzir um texto DISSERTATIVO;

- Os critérios de avaliação das Redações são os seguintes: 

CRITÉRIOS

VALOR MÁXIMO

1. O título do texto consiste em recurso expressivo. O parágrafo de introdução apresenta o tema proposto com eficiência.

1,0

2. Nos parágrafos de desenvolvimento, há progressão, clareza e coesão na apresentação.

1,0

3. Existe uma tese - compatível com a proposta - que regula as inter-relações textuais.

1,0

4. As informações são pertinentes e suficientes para a defesa da tese.

1,0

5. A conclusão é resultado das idéias expostas e explora adequadas estratégias de fechamento textual.

1,0

6. O vocabulário empregado no texto é variado e está sendo usado como um recurso expressivo.

1,0

7. O uso e a adequação dos marcadores argumentativos revelam o posicionamento do autor.

1,0

8. A organização sintática dos períodos e a pontuação são apropriadas aos objetivos e à estrutura global do texto

1,0

9. As relações de concordância, regência e colocação estão ajustadas ao padrão culto da escrita.

1,0

10. O texto é redigido segundo as normas ortográficas oficiais.

1,0

- Em caso de fuga ao tema ou grafia ilegível, a redação será zerada.

- Em caso de tangenciamento do tema proposto, a nota será relativizada.

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