Biologia

Questões sobre Fruto e Semente

01) (Unifeso/2023) Muitas pessoas se confundem com a nomenclatura dos alimentos de origem vegetal. O tomate, por exemplo, para alguns é considerado um legume e, para outros, uma fruta. Em termos científicos, um legume é um tipo de fruto seco, enquanto os frutos com sabor adocicado são conhecidos como frutas.
Dessa forma, por ser um fruto verdadeiro, a parte comestível do tomate resulta do desenvolvimento da seguinte estrutura vegetal:

A) semente.
B) oosfera.
C) antera.
D) ovário.

02) (UCS/2022-2) O aparecimento dos frutos foi um importante passo evolutivo para as angiospermas, considerando que essa estrutura permitiu maior proteção às sementes e, também, auxiliou na dispersão delas, especialmente através de animais frugívoros.
Sobre os frutos, é correto afirmar que
A) são resultado do desenvolvimento do pedúnculo floral.
B) são compostos por três estruturas: pericarpo, endocarpo e mesocarpo.
C) podem ser classificados, de acordo com as características do endocarpo, em carnosos, como a manga, ou secos, como o guaraná.
D) a maioria dos carnosos é deiscente, isto é, abrem-se espontaneamente quando maduros.
E) os secos podem ser deiscentes ou indeiscentes e, entre os deiscentes, está a vagem do feijão.

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03) (FMC/2017) Na abertura das Olimpíadas de 2016, realizada no Maracanã, cada um dos atletas recebeu uma semente de uma árvore nativa do Brasil. Os esportistas, logo depois que desfilaram pelas delegações de seus países, colocaram essas sementes em um recipiente apropriado. Essas 11 mil sementes serão plantadas no Parque Radical de Deodoro.
A alternativa que melhor conceitua semente é a seguinte:
A) Óvulo maduro fecundado de plantas pteridófitas e briófitas.
B) Estrutura que se desenvolveu do óvulo e contém o embrião e reserva de alimento.
C) Óvulo das plantas gimnosperma que ainda não possui um embrião.
D) Óvulo maduro fecundado de plantas gimnospermas e pteridófitas.
E) Estrutura que se formou a partir do tegumento e endosperma do pólen.

04)  (F.M.Olinda/2019-2) A dispersão de sementes e frutos é um mecanismo importantíssimo para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. Em certas espécies as sementes se apresentam em forma de asas, favorecendo o seu transporte pelo vento; outras aderem aos pelos dos animais; e, algumas, como o coco-da-baía, são adaptadas à dispersão pela água. Esses fenômenos descritos são conhecidos, respectivamente, por:
A) Eólica, zoocoria e hídrica.
B) Eólica, hidrofílica e zoocoria.
C) Anemocoria, eólica e zoocoria.
D) Anemocoria, zoocoria e hidrocoria.

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05) (Unisantos/2016) De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria. A alimentação da criança e a quantidade de exercício que ela pratica são fatores determinantes para o aparecimento da obesidade infantil e das doenças associadas. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem como objetivos a formação de hábitos alimentares saudáveis e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. Na primeira coluna, estão listados os alimentos de um cardápio e, na segunda, o órgão vegetal correspondente:

I II
1. alface Folha
2. arroz Semente
3. azeitona Fruto
4. batata Caule
5. beterraba Caule
6. cenoura Raiz
7. couve Folha
8. feijão Fruto
9. tomate Fruto
10. vagem Fruto

Indique a alternativa em que todas as classificações estão corretas.

A) 1 – 3 – 6 – 9
B) 2 – 7 – 8 – 9
C) 6 – 8 – 1 – 10
D) 1 – 3 – 5 – 9

06) (UEM/2020) O “makizushi” é uma variedade de sushi, prato típico da culinária japonesa muito apreciado no Brasil. É feito com nori,
uma alga marinha desidratada, que envolve o arroz e o recheio. O recheio pode conter cenoura, pepino, vagem, gengibre e ovo.

Sobre os organismos mencionados, constituintes do “makizushi”, assinale o que for correto.
01) De acordo com a classificação dos seres vivos em cinco reinos, o nori pertence ao reino Plantae.
02) Considerando a classificação de Margulis e Schwartz, os organismos mencionados pertencem a dois reinos.
04) O arroz é uma gramínea com sistema radicular fasciculado e folhas com nervuras paralelas.
08) A cenoura e o gengibre são raízes tuberosas que atuam também dando suporte e equilíbrio às plantas.
16) O pepino e a vagem são frutos com pericarpo suculento e fibroso, classificados como drupa

07) (UFU) Assinale a alternativa que apresente, respectivamente, uma raiz tuberosa, uma epífita, uma estipe, um bulbo e um pseudofruto.
A) Batata-doce, orelha de pau, bambu, abóbora e abacaxi.
B) Cenoura, orquídea, palmeira, alho e amora.
C) Beterraba, araucária, buriti, banana e arroz.
D) Batata inglesa, filodendro, feijoeiro, salsa e maçã.
E) Banana, morango, coqueiro, cebola e figo.

08) (UEL/2018) Leia o trecho do poema a seguir.
— Trabalhando nessa terra,
tu sozinho tudo empreitas:
serás semente, adubo, colheita.
— Não levas semente na mão:
és agora o próprio grão.
(MELO NETO, J. C. Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13. Disponível em: <www.nead.unama.br>. Acesso em: 28 ago. 2017).

A semente é considerada uma estrutura reprodutiva originada a partir do desenvolvimento do óvulo. Com base nos conhecimentos sobre sementes, assinale a alternativa correta.
A) Nas angiospermas, a semente é um óvulo imaturo envolvido por cinco camadas de tecidos parenquimáticos que formam os estróbilos masculino e feminino.
B) A dependência de água para a fecundação nas gimnospermas possibilita a dispersão de suas sementes nas mais diferentes regiões do planeta.
C) À semente das angiospermas é atribuído um valor significativo de sobrevivência porque ela confere nutrição ao embrião até que ocorra a germinação.
D) As sementes das gimnospermas são protegidas por um carpelo queratinizado, o que dificulta a sua ingestão e dispersão pelos animais frugívoros.
E) A germinação das sementes de gimnospermas ocorre na forma hipógea, ou seja, os cotilédones são trazidos para fora do solo, o que lhes confere uma vantagem evolutiva.

09) (Unicid/2014) A semente do ipê amarelo, Tabebuia alba, apresenta pequena quantidade de endosperma e baixa durabilidade. Trata-se de uma semente bastante fina e leve, conforme mostra a figura, e não pode ser enterrada para desenvolver seu embrião.

A germinação e a dispersão desta semente ocorrem em função, respectivamente, da presença de
A) matéria orgânica e insetos.
B) luz e vento.
C) minerais e aves.
D) baixas temperaturas e morcegos.
E) altas temperaturas e mamíferos.

10) (FCMMG/2017) “Valentes endurados no regime bruto das batalhas tinham sobressaltos de pavor ante as coisas mais vulgares e velavam, cautos, a despeito das fadigas, armando os ouvidos aos rumores vagos e longínquos das chapadas…
Torturavam-se alucinações cruéis. A deiscência das vagens das caatingueiras, abrindo-se com estalidos secos e fortes, soavam-lhes feito percussão de gatilhos ou estalos de espoletas, dando a ilusão de súbitas descargas de alguma algara noturna repentina (…)”
CUNHA, Euclides da. Abril S.A. Os Sertões. Cultural e industrial, 1979.p.340

A parte grifada no texto acima refere-se
A) ao barulho provocado por algumas plantas caatingueiras que servem de alimentos para aves noturnas.
B) aos efeitos sonoros verificados nas sementes de certas plantas, provocados por choques térmicos.
C) à abertura espontânea de frutos secos para a liberação de suas sementes.
D) ao fenômeno típico das plantas da Caatinga, decorrente das fortes insolações.

11) (UECE/2016) No que diz respeito ao cajueiro, analise as afirmações abaixo.
I. O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma árvore originária da África, comum na região Nordeste do Brasil.
II. Seu fruto é macio, piriforme, comestível, de cor alaranjada ou avermelhada, muito apreciado na culinária nordestina.
III. Suas folhas são simples e pecioladas; seu sistema radicular é formado por uma raiz pivotante bem desenvolvida.
IV. A castanha, fruto seco do tipo aquênio, possui uma só semente ligada à parede do fruto por um só ponto.

Está correto o que se afirma em
A) III e IV apenas.
B) I, II e IV apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I, II, III e IV.

12) (Fupac/2012) Dona Sinhá é uma simpática senhora que, nas noites frias, adora fazer sopa de legumes para os netos que vão à sua casa passar as férias.
No preparo de sua sopa, D. Sinhá usa os seguintes ingredientes: batata-inglesa, chuchu, abóbora madura, cenoura, salsa, cebolinha, pimenta do reino e macarrão (trigo).
Considerando o conceito botânico de legume, pode-se afirmar que na sopa de D. Sinhá
A) nenhum legume foi usado.
B) foi usado somente um legume.
C) foram usados dois legumes.
D) foram usados três legumes.
E) somente o trigo, a cebolinha, a salsa e a pimenta não são legumes.

13) (UEM/2015) Sobre os diferentes órgãos vegetais utilizados na alimentação humana, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Gengibre, cebola, beterraba e mandioca são exemplos de raízes.
02) Tomate, uva, goiaba e pepino são classificados como frutos do tipo baga.
04) A banana é um exemplo de fruto partenocárpico, dentro da qual os pontos escuros correspondem aos óvulos não desenvolvidos.
08) A semente de soja é encontrada dentro de um fruto seco deiscente conhecido como legume.
16) A cana-de-açúcar apresenta caule do tipo estipe, encontrado nas monocotiledôneas.

14) (Unespar/2015) As angiospermas constituem um grupo de plantas com inovações evolutivas como flores típicas e frutos, que lhes
permitem dominar vastas áreas do planeta. Os frutos protegem as sementes e podem também alimentar agentes dispersores. Assinale a alternativa que contém apenas frutos verdadeiros, carnosos do tipo baga.
A) Banana, pêssego, goiaba e acerola;
B) Caju, jabuticaba, pitanga e nectarina;
C) Abacaxi, limão, maracujá e pêra;
D) Laranja, tomate, goiaba e pitanga;
E) Pepino, tomate, amendoim e feijão.

15) (Enem/2021- Libras) Estudo aponta que a extinção de preguiças-gigantes, cuja base da dieta eram frutos e sementes, provocou impactos consideráveis na vegetação do Pantanal brasileiro. A flora, embora não tenha desaparecido, tornou-se menos abundante que no passado, além de ocupar áreas mais restritas.
BICUDO, F. Jardineiro da pesada. Ecologia. Pesquisa Fapesp, ed. 231, maio 2015 (adaptado).

O evento descrito com a flora ocorreu em razão da redução

A) da produção de flores.
B) do tamanho das plantas.
C) de fatores de disseminação das sementes.
D) da quantidade de semente por fruto.
E) dos hábitats disponíveis para as plantas.

16) (Unemat/2022-2)  “(…) A mandioca é um tubérculo da família das Euphorbiaceae, que se desenvolve abaixo da superfície do solo. Ela possui ampla capacidade de adaptação, ou seja, nasce em variadas condições de clima e solo. Segundo pesquisadores, é uma planta muito antiga, cultivada e consumida antes mesmo da colonização no país.
Atualmente, é considerada um dos principais alimentos básicos da população mundial. Ela é produzida em mais de 100 países, sendo os maiores produtores Nigéria, Tailândia, Brasil, Indonésia, Angola, Gana e República Democrática do Congo, respectivamente. A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos, ficando atrás apenas do arroz e do milho.”
Disponível em: https://www.infoescola.com/folclore/lenda-da-mandioca/
Acesso em: mai. 2022.

Vários alimentos são órgãos vegetais distintos com desenvolvimento diferenciado para acúmulo de energia e nutrientes.
Considere, de forma simplista, os órgãos vegetais como raízes, caules, folhas, sementes e frutos. Quais os órgãos vegetais desenvolvidos pra formar respectivamente as partes comestíveis de alimentos como: arroz, feijão, mandioca, batata inglesa, cebola e beterraba.
A) semente, caule, caule, raiz, folha (bulbo) e folha (bulbo).
B) folha, semente, raiz, raiz, raiz e folha (bulbo).
C) semente, semente, raiz, raiz, raiz e raiz.
D) semente, semente, raiz, caule, folha (bulbo) e raiz.
E) semente, semente, raiz, raiz, folha (bulbo) e folha.

17) (UEPG/2022) A germinação se caracteriza pela retomada do crescimento do embrião da semente e depende tanto de fatores internos quanto externos. A respeito de fatores que contribuem para o sucesso da germinação, assinale o que for correto.
01) Entrada de água na semente por um processo físico chamado de embebição.
02) Disponibilidade de oxigênio assim que o envoltório da semente se rompe.
04) Absorção de luz para auxiliar no processo de respiração.
08) Manutenção da semente em faixas de temperatura de 300 °C (na maioria das espécies).

Gabarito das Questões sobre Fruto e Semente

01) Os frutos são órgãos vegetais, exclusivos das angiospermas, provenientes do desenvolvimento do ovário da flor.
Resp.: D

02) Os frutos constituídos por 3 camadas:  epicarpo, mesocarpo e endocarpo (o pericarpo é o fruto propriamente dito, excluindo a semente).
A classificação em carnosos ou secos é com base na consistência do fruto em si (pericarpo), não do endocarpo; a maioria dos frutos carnosos é indeiscente (não se abre para expor a semente).
O feijoeiro apresenta fruto seco (do tipo vagem) deiscente.
Resp.: E

03) A semente é proveniente do desenvolvimento do óvulo, após a fecundação. Em seu interior encontra-se o embrião e o material de reserva. No caso das gimnospermas, o tecido de reserva é haploide (n), enquanto nas angiospermas a reserva nutritiva é triploide (3n).
Resp.: B

04) A dispersão de frutos e de sementes por animais é a zoocoria; pelo vento, recebe o nome de anemocoria; pela água, o termo empregado é a hidrocoria.
Resp.: D

05) Estão incorretos: arroz (é fruto seco do tipo cariopse); batata (se for batata doce é uma raiz tuberosa; se for batata inglesa é caule do tipo tubérculo), beterraba (é raiz tuberosa) e feijão (semente).
Resp.: A

06)
01. Falsa. O nori pertence ao reino Protoctista (Protistas).
02. Falsa. Há 3 reinos envolvidos: Protoctisa; Plantae e Animalia.
04. Verdadeira (características das monocotiledôneas).
08. Falsa. O gengibre é caule do tipo rizoma.
16. Falsa. O pepino é um fruto carnoso do tipo baga e a vagem é um fruto seco do tipo legume.
Resp.: 04

07) Como opções de raízes tuberosas: mandioca, batata-doce, nabo, beterraba, cenoura
Epífitas são plantas que se desenvolvem sobre outras, sem prejudica-las, como as bromélias.
Estipe é o caule das palmeiras.
Bulbo é o caule subterrâneo característico do alho e da cebola.
Como pseudofrutos, podem ser citados o figo, a amora e o caju.
Resp.: B

08) A semente é um órgão derivado do desenvolvimento do ovário e contém, além do embrião, uma reserva nutritiva, capaz de manter o embrião até a germinação.
Resp.: C

09) Devido à pequena quantidade de reserva nutritiva, a semente do ipê germina na presença de luz (fotoblástica positiva). Como é muito leve, o vento é o principal agente dispersor.
Resp.: B

10) O termo “deiscência” significa abertura. As vagens são frutos secos, característicos de plantas da família das leguminosas.
Resp.: C

11) Os itens I e II estão errados. O cajueiro é uma planta nativa da América do Sul e a parte suculenta que se come corresponde ao pseudofruto, formado pelo desenvolvimento do pedúnculo floral (ou pedicelo).
Resp.: A

12) Considerando o conceito botânico de legume (fruto seco, deiscente, com duas aberturas longitudinais), na sopa de D. Sinhá não havia nenhum legume. A batata-inglesa é um caule do tipo tubérculo, o chuchu é um fruto carnoso, tal como a abóbora madura e a pimenta do reino. A cenoura é uma raiz tuberosa; da salsa e da cebolinha se usa a folha e a parte utilizada do trigo para fazer o macarrão é a reserva da semente.
Resp.: A

13)
01. Falso. Gengibre e cebola são exemplos de caules (rizoma e bulbo, respectivamente).
02. Verdadeiro.
04. Verdadeiro.
08. Verdadeiro.
16. Falso. O caule da cana é do tipo colmo.

14) O fruto do tipo baga é carnoso e, frequentemente, possui várias sementes em seu interior, facilmente retiradas, como ocorre com a laranja, tomate, goiaba e pitanga.
Resp.: D

15) Ao se alimentar de frutos e de sementes, a preguiça-gigante tinha importante papel dispersor, favorecendo a conquista de novos habitats pelas plantas.
Com a extinção desses mamíferos, houve uma redução da dispersão de muitas espécies de plantas, com a consequente redução da biodiversidade e das áreas de distribuição das plantas.
Resp.: C

16) A parte comestível do arroz e do feijão é a semente; da mandioca, utiliza-se principalmente a raiz (tuberosa); da batata-inglesa utiliza-se o caule (um tubérculo); da cebola, o que se come são folhas modificadas (catáfilos) e da beterraba é a raiz (tuberosa).
Resp.: D

17)
01 – Verdadeira.
02 – Verdadeira.
04 – Falsa. Após a germinação a semente precisa de luz para o processo da fotossíntese.
08 – Falsa. A temperatura de 300ºC é inviável à vida.
Resp.: 03 (01 + 02)

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