Questões sobre Sucessão Ecológica

Atualizada em: 22/04/2018

Sucessão Ecológica. Simulado com questões atualizadas e comentadas de biologia sobre Sucessão Ecológica

01) (UNIVAG 2015.2)  Sobre o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que

A) a comunidade clímax é formada por várias espécies de pequeno porte que mudam constantemente.

B) a teia alimentar torna-se mais complexa enquanto a biodiversidade e a biomassa ficam reduzidas.

C) as espécies mudam rapidamente nos estágios iniciais e mais lentamente nos estágios serais.

D) as espécies pioneiras são formadas por vegetais de médio e grande porte nas sucessões primárias.

E) as sucessões secundárias demoram mais tempo para atingir o clímax do que as primárias.

02) (UNESP/2014) A figura mostra uma antiga área de cultivo em processo de recuperação ambiental.

Já os gráficos representam alterações que ocorrem nessa área durante o processo de recuperação.

Durante o processo de sucessão secundária da área, em direção ao estabelecimento de uma comunidade clímax florestal, os gráficos que representam o número de espécies de gramíneas, a biomassa, o número de espécies de arbustos e a diversidade de espécies são, respectivamente,

A) II, III, III e II.

B) III, I, III e II.

C) II, I, III e II.

D) I, III, II e I.

E) I, III, I e III.

03) (PUC-RS/2018)  Em 05 de novembro de 2017 completaram-se dois anos do pior acidente da história da mineração brasileira, ocorrido no município de Mariana, Minas Gerais, tendo como causa o rompimento da barragem Fundão, controlada pela mineradora Samarco. O acidente acabou por liberar 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração dentre os quais podem ser encontrados óxido de ferro, água e lama.

Sobre esse desastre ecológico, pode-se afirmar que

A) a lama liberada, uma vez seca, forma uma espécie de pavimentação que impede o crescimento e o estabelecimento de novas espécies no local.

B) a cobertura de lama é rica em matéria orgânica, alterando o pH do solo, o que possibilita maior rapidez no processo de sucessão ecológica para repovoamento específico no local.

C) a grande mortandade de peixes observada no Rio Doce deve-se ao óxido de ferro, um composto molecular que se deposita nas guelras, causando asfixia.

D) os rejeitos liberados continham metais de transição, como ferro e silício.

04) (PISM/2013) A sucessão ecológica que ocorre em locais já habitados, cujo equilíbrio foi rompido por alguma mudança ambiental, de origem antrópica ou não, é chamada de:

A) sucessão aberta.

B) sucessão primária.

C) sucessão secundária.

D) sucessão terciária.

E) sucessão fechada. 

05) (Fupac/2011)  No ano de 2010 o Estado de Minas Gerais foi palco de um grande número de queimadas. Com a chegada das chuvas, inicia-se a recomposição dos locais queimados, processo conhecido como sucessão ecológica.

Ao longo de uma sucessão não se espera que ocorra:

A) Aumento da biodiversidade

B) Aumento da produtividade líquida.

C) Aumento da taxa respiratória.

D) Aumento na complexidade das teias alimentares.

E) Aumento da biomassa.

06) (MACKENZIE/2016) Os ecossistemas naturais estão em constante modificação. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o nome que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema até atingir a comunidade clímax.

A respeito das sucessões ecológicas, assinale a alternativa correta.

A) As espécies pioneiras são as que primeiro se instalam em um determinado ambiente, podendo ser autótrofas ou heterótrofas.

B) No início da sucessão, a taxa de fotossíntese é maior do que a taxa de respiração.

C) O número de nichos ecológicos permanece o mesmo em todos os estágios da sucessão.

D) Somente seres eucariontes podem agir como espécies pioneiras.

E) Em uma comunidade clímax, o consumo de CO2 pelas plantas é sempre maior do que a produção de CO2.

Gabarito das Questões sobre Sucessão Ecológica

01) No início de uma sucessão a substituição de espécies é bastante rápida. Os indivíduos que compõem os estágios iniciais têm ciclos de vida curto e, portanto, muito rapidamente acabam sendo substituídos por outras espécies. Já nos estágios intermediários (serais), com as mudanças que vão ocorrendo no microclima, novos nichos vão aparecendo e a biodiversidade vai aumentando, aumentando também a homeostase e, assim, a substituição de espécies torna-se mais lenta..

Resp.: C

02) A biomassa e a diversidade de espécies atingirão o máximo quando a sucessão atingir o estágio clímax; portanto, gráfico III. Já as gramíneas e o número de espécies de arbustos estarão em uma frequência muito baixa no início da sucessão, atingirão o clímax nos estágios serais e reduzirão no estágio clímax. O gráfico que indica essa variação é o de número I.

Resp.: E

03) Após secar, a lama acaba formando um piso muito duro, pobre em matéria orgânica, de difícil infiltração de água e com grande oscilação térmica entre o dia e a noite, muito pouco propício ao desenvolvimento de organismos

Resp.: A

04) A situação descreve uma sucessão secundária (termo empregado à sucessão ecológica que ocorre em áreas que já estiveram povoadas).

Resp.: C

05) Ao longo da sucessão ecológica ocorre aumento da produtividade bruta e da taxa respiratória; consequentemente, ocorre uma redução da produtividade líquida (praticamente zero no estágio clímax).

Resp.: B

06)  Em uma sucessão ecológica, as primeiras espécies que se instalam são denominadas de espécies pioneiras. De um modo geral, as espécies pioneiras são autótrofas (contudo, em ambientes aquáticos ricos em matéria orgânica as espécies pioneiras são heterótrofas, como ocorre nas lagoas de oxidação). Nesses estágios iniciais, a taxa fotossintética supera muito a taxa respiratória, de modo que a produtividade líquida no estágios iniciais é alta.

Resp.: B

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários