EnemNoticias

Enem 2020 – Inscrição, Edital, Datas e Resultado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2020. A partir das notas individuais obtidas o candidato pode se candidatar a uma vaga nas universidades de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), ou até mesmo financiar o curso superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Inscrições do Enem 2020

As inscrições do Enem 2020 foram abertas às 10h do dia 11 de maio de 2020 e serão encerradas às 23h59min do dia 22 de maio, considerando o horário oficial de Brasília-DF, exclusivamente no endereço da página dos participantes no link https://enem.inep.gov.br/participante/.

Para que serve a nota do Enem?

Os candidatos que fizeram as provas do Enem poderão utilizar as notas obtidas para:

Publicidade
  • Se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
  • Concorrer a uma vaga no Programa Universidade Para Todos (ProUni)
  • Solicitar financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
  • Participar do Programa Ciência Sem Fronteiras

Como fazer o Enem para concluir o ensino médio?

Desde a 2018 não é mais possível obter a certificação do Ensino Médio por meio das notas obtidas nas provas do Enem. Sendo assim, os interessados em obter a certificação do Ensino Médio deve se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Qual o valor da taxa de inscrição do Enem 2020?

O valor da taxa de inscrição do Enem 2020 é de R$ 85.

Publicidade

O que é isenção do Enem?

Isenção na inscrição do Enem 2020 é garantida às pessoas de baixa renda. A solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é um direito aos estudantes que se enquadram na Lei nº 12.799/2013.5

Quem tem direito à isenção do Enem 2020?

São contemplados aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, desde que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Quando posso pedir a isenção do Enem 2020?

O período para que os candidatos solicitem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 ocorreu de 06 a 17 de abril. Nesta mesma época foram feitas as justificativas de ausência no Enem 2019, que é obrigatória para quem teve direito à gratuidade na edição do ano anterior, mas faltou aos dois dias de aplicação, e ainda quer requerer a isenção no Enem 2020.

Os estudantes que receberem isenção da taxa de inscrição no Enem 2019 e não compareceram nos dias de prova deverão justificar suas ausências no ano seguinte, caso tenham intenção de solicitar novamente a isenção.

Para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020, o estudante precisa acessar a página do participante do portal oficial do enem Inep no site https://enem.inep.gov.br/participante/.

Como ocorre a confirmação da inscrição do Enem 2020?

A inscrição no Enem 2020 será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil, no caso dos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa. É importante lembrar que há um prazo, normalmente 3 dias úteis, para que o candidato efetue o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição. Apenas após a confirmação do pagamento é que a inscrição é efetivada. No caso dos candidatos que solicitarem isenção da taxa, a inscrição será confirmada se a Declaração de Carência Socioeconômica for aprovada.

O participante receberá cartão de confirmação de inscrição?

O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2020 será disponibilizado exclusivamente na Página do Participante do Enem 2020, não sendo enviado pelos Correios. Por meio desse documento será possível conferir o número de inscrição, data, horário e local de realização das provas, opção de língua estrangeira escolhida e a indicação dos atendimentos especializado e/ou específico escolhidos (caso se aplique).

É importante guardar a senha cadastrada na inscrição do Enem 2020?

Sim. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante. Após a divulgação do resultado do Enem 2020, que ocorre na página do participante e deve ser consultada mediante acesso com a senha, os candidatos podem se inscrever no Sisu, Fies ou ProUni, e em todos os casos requer-se a senha cadastrada.

Quando será a prova do Enem 2020?

De acordo com o edital do Enem 2020, contendo as regras que regem o processo seletivo, as provas serão aplicadas conforme cronograma abaixo:

Versão Digital
– 11 de outubro: provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação
– 18 de outubro: provas de ciências da natureza e matemática

Versão Impressa
– 1 de novembro: provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação
– 8 de novembro: provas de ciências da natureza e matemática

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *